O programa de editoração científica CNPq/CAPES e seu potencial diante do movimento Ciência Aberta: considerações sobre fomento científico com base em um estudo do edital 18/2018
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Este estudo verifica como se dá a distribuição dos recursos do programa de apoio à editoração do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior em uma de suas edições anuais, a Chamada nº 18 de2018. Questiona-se: como o Programa de Apoio à Editoração Científica pode se aprimorar enquanto alternativa de fomento científico na perspectiva da ciência aberta? Busca-se evidenciar a importância desse programa em paralelo com os princípios da ciência aberta. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa que utiliza técnicas de levantamento documental e coleta de dados em documentos institucionais norteadores do CNPq/CAPES e preenchimento de formulário para organização das informações. Observam-se como principais resultados: (a) são contemplados 193 periódicos de 54 áreas/ciências que integram nove grandes áreas do conhecimento; (b) a distribuição de recursos é variada – as Ciências Agrárias e as Ciências da Saúde são as mais beneficiadas, enquanto as áreas de Ciências Sociais Aplicadas receberam a menor quantia de recursos; (c) 191 periódicos são de acesso aberto, 39 cobram algum tipo de taxa e 154 são gratuitos. Destaca-se a importância do Programa de Apoio à Editoração Científica por fomentar ações que legitimam as perspectivas da ciência aberta. Para que tal política de democratização do conhecimento obtenha maior abrangência, sugere-se que a distribuição dos benefícios se volte às revistas que não cobrem nenhum tipo de taxa aos leitores e autores e que estejam filiadas a editoras e instituições públicas.
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Autores
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Como Citar
Democratização do conhecimento, Ciência aberta, Periódicos científicos, Programa de apoio à editoração
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