Metodologia para o desenvolvimento de programas de pesquisa e ensino de pós-graduação do Brasil: a experiência da UFBA

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Resumo

Esse artigo tem por objetivo apresentar um novo caminho metodológico, proposto pela UFBA, para o desenvolvimento de programas de pesquisa e ensino de pós-graduação no país. Espera-se que esses programas venham a ser a expressão de uma nova metodologia para a implementação de políticas de incentivo à pesquisa e à formação de pessoal docente em nível de mestrado e doutorado no Brasil. Em síntese, há uma expectativa de que esta proposta se apresente como uma saída, crítica e adequada, à atual crise de financiamento do ensino superior no País e possibilite, efetivamente, equacionar o problema da centralização da qualificação docente no Brasil, particularmente, daquelas Universidades localizadas no interior do País.

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Autores
  • Reginaldo Souza Santos
  • Elizabeth Matos Ribeiro
Biografia
Referências

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Como Citar

SANTOS, R. S.; RIBEIRO, E. M. Metodologia para o desenvolvimento de programas de pesquisa e ensino de pós-graduação do Brasil: a experiência da UFBA. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 3, n. 5, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2006.v3.94. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/94. Acesso em: 8 dez. 2024.

Seção

Debates
Palavras-chave:

Pós-graduação. Pós-graduação no Brasil.