Metodologia para o desenvolvimento de programas de pesquisa e ensino de pós-graduação do Brasil: a experiência da UFBA

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Abstract

Esse artigo tem por objetivo apresentar um novo caminho metodológico, proposto pela UFBA, para o desenvolvimento de programas de pesquisa e ensino de pós-graduação no país. Espera-se que esses programas venham a ser a expressão de uma nova metodologia para a implementação de políticas de incentivo à pesquisa e à formação de pessoal docente em nível de mestrado e doutorado no Brasil. Em síntese, há uma expectativa de que esta proposta se apresente como uma saída, crítica e adequada, à atual crise de financiamento do ensino superior no País e possibilite, efetivamente, equacionar o problema da centralização da qualificação docente no Brasil, particularmente, daquelas Universidades localizadas no interior do País.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Reginaldo Souza Santos
  • Elizabeth Matos Ribeiro
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


How to Cite

SANTOS, R. S.; RIBEIRO, E. M. Metodologia para o desenvolvimento de programas de pesquisa e ensino de pós-graduação do Brasil: a experiência da UFBA. Brazilian Journal of Graduate Studies, [S. l.], v. 3, n. 5, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2006.v3.94. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/94. Acesso em: 25 nov. 2024.

Section

Debates