Ações da Capes para a formação e a valorização dos professores da educação básica do Brasil e sua interação com a pós-graduação

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) faz jus ao reconhecimento nacional e internacional por sua atuação na indução, no fomento e na avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação. Com a Lei nº 11.502, de julho de 2007, a agência assumiu uma nova e desafiadora missão na educação básica: induzir e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais de magistério e sua valorização em todos os níveis e todas as modalidades de ensino. Em apenas três anos, a “nova” Capes conduz ações importantes na área, com as instituições brasileiras de ensino superior e demais órgãos do Ministério da Educação (MEC), por meio de duas diretorias específicas: Educação Básica Presencial e Educação a Distância. Este artigo apresenta as principais ações desenvolvidas e sua interação potencial com a pós-graduação, hoje insuficiente, mas que terá como beneficiários diretos a educação superior e o desenvolvimento do Brasil.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • João Carlos Teatini de Souza Clímaco
  • Carmen Moreira de Castro Neves
  • Bruno Fernandes Zenobio de Lima
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

CLÍMACO, J. C. T. de S.; NEVES, C. M. de C.; DE LIMA, B. F. Z. Ações da Capes para a formação e a valorização dos professores da educação básica do Brasil e sua interação com a pós-graduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 9, n. 16, 2012. DOI: 10.21713/2358-2332.2012.v9.286. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/286. Acesso em: 22 nov. 2024.

Seção

Segunda Seção

Publicado:

abr. 30, 2012
Palavras-chave:

Capes. Pós-Graduação. Educação Básica Capes. Graduate Study. Basic Education. Capes. Posgrado. Educación Básica.