ESTÁGIO DOCÊNCIA, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E REFLEXIVIDADE CRÍTICA
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Este artigo veicula a análise de uma experiência de estágio supervisionado docente vivenciada num curso de licenciatura em Sociologia na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Mediante uma metodologia de pesquisa que possibilitou planejar, executar e avaliar práticas pedagógicas em quatro disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino, o processo buscou empreender ciclos de reflexões, ações e novas reflexões favoráveis ao aprimoramento pessoal-profissional docente. Na dialética entre o vivido e o projetado, a iniciativa mostrou que o estágio tem potencialidade de ser um campo propício ao desenvolvimento de uma práxis favorável a uma qualificação profissional de qualidade. O estágio pode representar um divisor de águas na construção de identidades docentes comprometidas com uma educação básica democrática em todas as suas disciplinas.
This article analyzes a teaching internship experience lived in a degree course in Sociology in the Greater Rio area. Through a research methodology on planning, executing and evaluating pedagogical practices in four disciplines of Research and Teaching Practice, the process aims to develop cycles of reflections, actions and new reflections favorable to the personal-professional improvement of teachers. In a dialectical relationship between the lived and the projected, the initiative showed that the internship has the potential to be a favorable field for the development of a praxis favorable to a quality professional qualification. The internship can represent a breakpoint in the construction of teaching identities concerned to a democratic education in all its subjects.
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Autores
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Como Citar
Seção
Relato de Experiências InovadorasPublicado:
jul. 29, 2021Teacher Training. Research and Practice on Teaching. School. Formación de Profesores. Pesquisa y Pratica en Enseñanza. Escuela Basica. Formação de Professores. Pesquisa e Prática de Ensino. Escola Básica.