A universidade como disputa da reprodução social: contribuição ao debate sobre os mestrados profissionais

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo debate a inserção dos mestrados profissionais no meio universitário brasileiro. O texto parte da consolidação dessas novas experiências de pós-graduação no País e de sua atual regulamentação para introduzir um debate sobre a potencialidade de inovação em todo o campo da educação universitária, inclusive junto ao debate teórico, que está contida nesses novos cursos. A partir dessa consideração, o artigo suscita uma reflexão sobre a relação existente entre o mercado e a universidade na direção de afirmar a necessidade de disputa por uma educação pública renovada que combata a naturalização de práticas que a transformam em mercadoria, como o autofinanciamento dos mestrados profissionais, presentes em diversas esferas do contexto universitário brasileiro contemporâneo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Cláudio Rezende Ribeiro Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

RIBEIRO, C. R. A universidade como disputa da reprodução social: contribuição ao debate sobre os mestrados profissionais. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 7, n. 14, 2010. DOI: 10.21713/2358-2332.2010.v7.12. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/12. Acesso em: 13 jul. 2024.

Seção

Debates

Publicado:

dez. 31, 2010
Palavras-chave:

Professional Master. Education. University Mestrados Profissionais. Educação. Universidade. Maestrías Profesionales. Educación. Universidad.