A questão da produção do conhecimento: desafios na gestão dos programas de pós-graduação

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Com a significativa ampliação da produção científica brasilei­ra, sustentada principalmente pelos programas de pós-graduação das universidades públicas, emergem novos desafios para seus coordena­dores relacionados à administração de recursos humanos e financei­ros. Com o objetivo de instrumentalizar os gestores de programas de pós-graduação diante de um cenário de rápida mudança dos modos de produção de conhecimento, descreve-se o caso de um programa de pós-graduação em Pediatria, em que se apontam as dificuldades, oportunidades e uma breve avaliação referente ao processo de adap­tação frente a um modelo de produção de conhecimento mercado-di­rigido, circunstanciado dentro de uma estrutura universitária de difícil trânsito administrativo e com um acesso precário aos fundos de inves­timento para a pesquisa e formação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Marcelo Zubaran Goldani
  • Clécio Homrich da Silva
  • Luís Felipe Machado do Nascimento
  • Danilo Blank
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

GOLDANI, M. Z.; SILVA, C. H. da; NASCIMENTO, L. F. M. do; BLANK, D. A questão da produção do conhecimento: desafios na gestão dos programas de pós-graduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 7, n. 12, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2010.v7.183. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/183. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Estudos
Palavras-chave:

Conhecimento. Educação de Pós-Graduação. Ciência. Knowledge. Graduate Education, Science.