Apontamentos sobre gênero e docência na pós-graduação stricto sensu um estudo exploratório na UERN

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Resumo

A desigualdade de gênero é uma questão emergente e nas universidades, especialmente na docência, esse cenário não é diferente. Embora a presença de mulheres nas universidades tenha aumentado consideravelmente nos últimos anos, persiste uma conjuntura de disparidades no ensino superior. Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre gênero e docência no âmbito da pós-graduação stricto sensu da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), tendo como foco 22 programas de pós-graduação. O estudo foi desenvolvido a partir da pesquisa documental, por meio da análise de relatório fornecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) do ano de 2020. Os resultados apontaram que a presença masculina é predominante na maioria das categorias analisadas. Considerando as áreas de avaliação da CAPES que integram os referidos programas, cinco delas são dominadas por homens, uma é constatada paridade de gênero e em outra, a representatividade de mulheres se apresenta levemente superior. Quanto à ocupação de cargos de gestão e vinculação de bolsa produtividade, o número de mulheres é relativamente menor em comparação ao número de homens. Com esse estudo, percebe-se a necessidade de avanços quanto à inserção e permanência de docentes mulheres na pós-graduação stricto sensu, embora os sinais de ruptura da assimetria na participação de mulheres em relação aos homens já sejam visíveis nos programas da UERN.

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Autores
Biografia
Maria Tatiana Peixoto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Administração pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Auditoria e Controladoria Financeira - Faculdade Única de Ipatinga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Técnica administrativa na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF/UERN).

Marília Maria de Jesus Queiroz, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Psicologia pela Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar. Especialista em Saúde Coletiva pela Faculdade Dom Alberto. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora do Curso de Psicologia da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar.

Simone Cabral Marinho dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mestre em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É Professora do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Campus de Pau dos Ferros). É docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN/CAMEAM) e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES/UERN).

Themis Cristina Mesquita Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui Graduação em Educação Física (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professora do Curso de Educação Física, e do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

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Como Citar

PEIXOTO, M. T.; QUEIROZ, M. M. de J.; SANTOS, S. C. M. dos; SOARES, T. C. M. Apontamentos sobre gênero e docência na pós-graduação stricto sensu: um estudo exploratório na UERN. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 18, n. especial, p. 1–26, 2022. DOI: 10.21713/rbpg.v18iespecial.1916. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1916. Acesso em: 3 jul. 2024.

Seção

Dossiê Temático

Publicado:

set. 28, 2022
Palavras-chave:

Post graduation, Teaching, Gender Posgraduación, Enseñando, Género Pós-Graduação, Docência, Gênero

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