A educação profissional e os desafios do desenvolvimento brasileiro: uma proposta integradora entre a pós-graduação, a educação básica e os mundos do trabalho

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O estudo se baseia no relato de 30 professores sobre o curso de mestrado que concluíram recentemente como via de preparação para a pesquisa. As conclusões confirmam a importância do curso e apontam para a discussão de vários de seus aspectos: o sistema de seleção dos candidatos, o conjunto de disciplinas e atividades oferecidas, a participação em grupos de pesquisa, o estímulo à produção discente,o processo de orientação e defesa da dissertação e todo o conjunto de recursos oferecidos pela instituição universitária na qual se situa o programa de pós-graduação. O conjunto de entrevistados reconheceu a influência da experiência vivida no mestrado sobre sua concepção de pesquisa, seu potencial e suas limitações.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Tânia Fischer
  • Claudiani Waiandt
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

FISCHER, T.; WAIANDT, C. A educação profissional e os desafios do desenvolvimento brasileiro: uma proposta integradora entre a pós-graduação, a educação básica e os mundos do trabalho. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 9, n. 16, 2012. DOI: 10.21713/2358-2332.2012.v9.278. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/278. Acesso em: 22 nov. 2024.

Seção

Primeira Seção

Publicado:

abr. 30, 2012
Palavras-chave:

Vocational Education. Professional Graduate Education. Higher Education. Levels of Instruction. Basic Education. Mestrado. Pesquisa. Professor da Educação Básica. Educación Profesional. Posgrado Profesional. Enseñanza Superior. Niveles de Enseñanza. Educación Básica