v. 17 n. 37 (2021): v. 17 n. 37 (2021)

A Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) apresenta sua mais recente edição, de nº 37, a primeira de 2021, ano em que a CAPES completa 70 anos. Pensada e consolidada como um importante instrumento para a disseminação do conhecimento científico brasileiro no âmbito da pós-graduação, a RBPG tem, desde 2004, preenchido e fomentado um relevante espaço no debate das políticas públicas de educação superior no país, por meio da divulgação de artigos, ensaios e estudos cujo objetivo principal é promover reflexões que nos levem a um modelo de atuação cada vez mais integrado com as aspirações e demandas da comunidade acadêmica e com a ciência brasileira, de modo geral. A presente edição tem uma importância singular, uma vez que delimita um novo modelo de gestão da RBPG, mais ágil e mais atento aos interesses da comunidade científica. Mais que um veículo de divulgação científica, uma publicação que seja o reflexo da franca evolução pela qual passou a ciência no Brasil nestes 70 anos de existência da CAPES, cuja história pode ser contada e está alinhada à construção, evolução e consolidação da pós-graduação brasileira. Esperamos que você, caro leitor, encontre nos artigos incluídos na presente edição temas que suscitem o seu interesse. Da mesma forma, queremos receber os seus comentários, as suas observações e as suas críticas. O propósito é fazer com que a Revista Brasileira de Pós-Graduação esteja sempre em consonância com a grandeza da missão que deu origem à CAPES. Desejamos a todos uma boa leitura.

DOI: https://doi.org/10.21713/rbpg.v17i37

Publicado: 06-08-2021

OS MÚLTIPLOS ENFOQUES DA INTERDISCIPLINARIDADE NO AMBIENTE ACADÊMICO

José Balbino, Helena de Fátima Nunes Silva, Mariele Pena de Couto

1-21

O CORPO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

entre linguagens, cultura, ensino e inclusão

Natália Magrin, Ricardo Weller Piloto, Regina Maria Rovigati Simões, Wagner Wey Mireira

1-19

LABORATÓRIO DE QUÍMICA E METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR

Maria Celeste Caberlon Maggioni, Israel Caberlon Maggioni, Márcia Finimundi Nóbile

1-15

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO EM UMA DISCIPLINA FORMATIVA DA PÓS-GRADUAÇÃO

Adriana Souza Adriana Souza, Luciano Allegretti Mercadante, Regina Célia Grando

1-17

VIVÊNCIAS DE UMA MESTRANDA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Informe de una experiencia

Juliana Boniatti, Juliana Maria Fachinetto, José Antonio Gonzalez da Silva, Christiane de Fatima Colet, Eniva Miladi Fernandes Stumm

1-12

A IMPORTÂNCIA DE REDES DE PESQUISA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A TRANSFORMAÇÃO DE REALIDADES

desafios e vivências no âmbito de um PROCAD

Maria Ataide Malcher, Fernanda Chocron Miranda, Weverton Raiol, Suzana Cunha Lopes, Felipe Jailson Souza Oliveira Florêncio

1-17