Ensino de pós-graduação em Saúde Coletiva: situação atual e desafios para o futuro

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O artigo trata dos desafios para a pós-graduação em Saúde Coletiva neste início de século XXI, considerando tanto os aspectos específicos desse tipo de formação quanto as transformações ocorridas no campo das práticas em saúde pública em função das transformações sociais e históricas. O principal objetivo é problematizar diferentes aspectos que podem balizar a formulação dos programasde pós-graduação. O texto está constituído por um breve histórico do desenvolvimento da pós-graduação na área, considerações sobre asituação atual dos programas credenciados, os desafios para o futuro da pós-graduação senso estrito, as repercussões do processo de globalização para os saberes e práticas da saúde pública, a nova saúde pública e os desafios para a formação acadêmica e profissional.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Rita Barradas Barata
  • Ricardo Ventura Santos
Biografia
Rita Barradas Barata
Doutora em Medicina Preventiva pelaFaculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Ricardo Ventura Santos
Doutor em Saúde Pública pela EscolaNacional de Saúde Pública (Fiocruz).
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

BARATA, R. B.; SANTOS, R. V. Ensino de pós-graduação em Saúde Coletiva: situação atual e desafios para o futuro. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 10, n. 19, 30 mar. 2013.

Seção

Debates

Publicado:

Mar 30, 2013
Palavras-chave:

Ensino de Pós-Graduação. Saúde Pública. Saúde Coletiva.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)