Ensino de pós-graduação em Saúde Coletiva: situação atual e desafios para o futuro

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O artigo trata dos desafios para a pós-graduação em Saúde Coletiva neste início de século XXI, considerando tanto os aspectos específicos desse tipo de formação quanto as transformações ocorridas no campo das práticas em saúde pública em função das transformações sociais e históricas. O principal objetivo é problematizar diferentes aspectos que podem balizar a formulação dos programasde pós-graduação. O texto está constituído por um breve histórico do desenvolvimento da pós-graduação na área, considerações sobre asituação atual dos programas credenciados, os desafios para o futuro da pós-graduação senso estrito, as repercussões do processo de globalização para os saberes e práticas da saúde pública, a nova saúde pública e os desafios para a formação acadêmica e profissional.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Rita Barradas Barata
  • Ricardo Ventura Santos
Biografia
Rita Barradas Barata
Doutora em Medicina Preventiva pelaFaculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Ricardo Ventura Santos
Doutor em Saúde Pública pela EscolaNacional de Saúde Pública (Fiocruz).
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

BARATA, R. B.; SANTOS, R. V. Ensino de pós-graduação em Saúde Coletiva: situação atual e desafios para o futuro. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 10, n. 19, 2013. DOI: 10.21713/2358-2332.2013.v10.367. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/367. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Debates

Publicado:

mar. 30, 2013
Palavras-chave:

Ensino de Pós-Graduação. Saúde Pública. Saúde Coletiva. Graduate Program. Public Health. Collective Health Posgrado. Salud Pública. Salud Colectiva.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)