Edições Anteriores

Edição Especial Arquivo CAPES

Por ocasião das comemorações dos 73 anos da CAPES, e dos 20 anos da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG), temos orgulho de apresentar uma edição especial que compila alguns dos documentos históricos do Arquivo Central da CAPES que fundamentaram e guiaram a política da Fundação ao longo dessas décadas. Os documentos aqui reunidos contam um pouco da história da CAPES e, por consequência, do ensino universitário e da ciência brasileira na segunda metade do século XX. Uma trajetória vivida por grandes nomes como Anísio Teixeira e por um conjunto anônimo de servidores que levaram a cabo as políticas de avaliação e fomento que tornaram a pós-graduação brasileira um caso de sucesso, como conhecemos. O Arquivo Central da CAPES possui amplo acervo histórico e se constitui como uma importante fonte de pesquisa para quem deseja compreender a trajetória da educação superior e da pesquisa de alto nível no país. Esta publicação visa destacar o grande potencial de estudos que podem se realizar a partir dos documentos sob a guarda da CAPES. A RBPG, iniciativa dos próprios servidores em 2004, segue a representar um espaço privilegiado para a discussão e reflexão das políticas públicas da pós-graduação, muito especialmente sobre o Sistema Nacional de Pós-Graduação, constituído por professores, pesquisadores, alunos, gestores, colaboradores e, sempre importante lembrar, de servidores públicos da educação e da ciência, tecnologia e inovação.

Clique no sinal +, escolha os artigos ou arquivos, boa leitura e boas pesquisas!

Edição comemorativa ao Dia Internacional da Mulher

Revista Brasileira de Pós-Graduação lança edição comemorativa ao Dia Internacional da Mulher

No Brasil, a participação das mulheres na ciência é crescente e notável em todas as áreas. Elas são maioria entre os estudantes de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. Nos últimos anos, também ocuparam a maior parte entre os beneficiários das bolsas da CAPES. Embora sejam maioria entre estudantes, professoras e pesquisadoras ainda lutam por mais espaço em ambientes de trabalho majoritariamente masculinos. Ainda persistem assimetrias de gênero entre áreas do conhecimento e no acesso aos estratos superiores de certas carreiras.
Em vista disso, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 08 de março de 2022, a CAPES publicou o Edital nº 18/2022 de chamada de artigos para compor a edição temática que chega agora ao leitor. Com a publicação prevista para até doze trabalhos selecionados, a nova gestão da CAPES em conjunto com a equipe da RBPG decidiram por bem acolher mais artigos devido ao grande número de submissões e à qualidade dos manuscritos.
Embora não seja uma edição que presta homenagem somente à Bertha Maria Júlia Lutz (1894-1976), que ilustra a capa, não deixa de saudá-la como pioneira na ciência e na defesa dos direitos das mulheres no Brasil, especialmente no direito de votar e de serem eleitas. Zoóloga de profissão, atuou por 36 anos no Museu Nacional, ingressou por concurso público sendo a segunda mulher a entrar no serviço público brasileiro.
Assim, os leitores encontrarão na RBPG um espaço de discussão e valorização da representação feminina na pós-graduação e nas políticas educacionais brasileiras ao difundir a produção científica para a igualdade de gênero. Boa leitura!

Clique no sinal +, escolha o artigo e boa leitura!