v. 19 n. 40 (2024): edição 40

Com a nova edição volume 19, nº 40, a RBPG presta uma singela homenagem ao povo gaúcho com a tragédia que se abateu no Rio Grande do Sul, em maio de 2024, por meio da capa com a foto da Universidade Federal de Pelotas, representando todo o Estado. Ano que a RBPG completa 20 anos de história e a CAPES 73 anos de criação. Pensada e consolidada como um importante instrumento para a disseminação do conhecimento científico nacional no âmbito da pós-graduação, a RBPG vem, desde 2004, sendo uma referência no debate das políticas públicas do setor, por meio da divulgação de artigos científicos, documentos oficiais e relatos de experiência inovadoras. Uma publicação que é o franco reflexo da evolução pela qual passou a ciência no Brasil nestes últimos 20 anos, cuja história pode ser contada pelas edições da RBPG, um importante espaço de debate alinhado à construção, expansão e consolidação da pós-graduação nacional.

DOI: https://doi.org/10.21713/rbpg.v19i40

Publicado: 2024-10-31

Representatividade de gênero na Neurociência do Brasil:

perspectivas gerais na pós-graduação e um recorte na Área de Exatas

Karin da Costa Calaza, Caroline Garcia Forlim, Katiele Valéria Pereira Brito, Raíssa Cavalcante Pinto, Taíla Maciel de Alencar Fialho, Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino, Fátima Smith Erthal, Leticia de Oliveira, Bryan da Costa Souza, Fernanda Selingardi Matias

1-28

A formação inicial de professores de Educação Física na perspectiva inclusiva no Brasil e em Portugal

Daniela Lima Bonfat, Ingrid Rosa Carvalho, Rayanne Rodrigues de Freitas, João Filipe da Silva Figueira Martins, José Francisco Chicon, Maria das Graças Carvalho Silva de Sá

1-35

Variáveis para planejamento de repositórios de objetos de aprendizagem na área da saúde:

uma revisão integrativa

Elisete Sales de Souza, Carolina Sturm Trindade, Cleidilene Ramos de Magalhães, Helena Terezinha Hubert Silva

1-25

Perfil e produção científica dos pesquisadores em produtividade em pesquisa do CNPq da área de Direito

Wilson Medeiros Pereira, Daniella Reis Barbosa Martelli, Hercílio Martelli Júnior

1-17

Assistência estudantil na Pós-Graduação:

uma política de permanência urgente

Luzia Ligianne de Oliveira, Edineiwes, Napiê Galvê Araújo Silva

1-21

Saúde da população LGBT:

o que tem pesquisado a enfermagem brasileira na pós-graduação stricto sensu?

Ana Karoline de Almeida Lima, Roana Bárbara De Almeida Gouveia, João Cruz Neto, Jameson Moreira Belém, Natália Rodrigues Vieira, Beatriz de Castro Magalhães, Grayce Alencar Albuquerque

1-27

Traços do Programa Ciência é Dez (C10) como política pública a partir da produção documental da CAPES

Simone Guimarães Guerra Gama, Félix Alexandre Antunes Soares, Marcello Ferreira, Olavo Leopoldino da Silva Filho

1-38

Análise da produção técnico-científica dos bolsistas de produtividade CNPQ em Educação Física no quadriênio 2017-2020

Guilherme Moreira Caetano Pinto, Miguel Archanjo de Freitas Júnior, Giovani Marino Favero, Bruno Pedroso

1-32

Impactos psicossociais do doutorado sobre a carreira:

análise a partir das narrativas de doutores em Psicologia

Fabrício Aparecido Bueno, Marcelo Afonso Ribeiro, Ana Maria Jacó-Vilela, Sérgio Dias Cirino

1-34

Mulheres nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil

um processo decolonial do saber

Jackeline Maciel de Azevedo, Hanna Karoliny Feitosa Barbosa, Marcia Guena

1-26

Experiência formativa e profissional dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará

Joao Agostinho Neto, Daiana de Jesus Moreira, Cardoza Santos, Eline Mara Tavares Macedo, Silvia Maria Negreiros Bomfim Silva, Lina Alejandra Nieto Manzano, José Osivan Mendonça Júnior, Maria do Socorro Souza

1-25

Doutores em Educação em Ciências (UFRGS, UFSM e FURG):

perfil, inserção profissional e impacto da pandemia de Covid-19

Ediane Maria Gheno, Maria Paz Hidalgo, Jessié Martins Gutierres, Jocássio Batista Soares, Regina Maria Vieira da Costa Guaragna, Cláudia Rodrigues Borba Borini, Diogo Onofre Souza

1-37

Educação científica, Educação Física e atividade epistemológica

Gabriel Carvalho Bungenstab, Felipe Quintão de Almeida

1-17

Estágio de docência no componente curricular de fungos e organismos fotossintetizantes

um relato de experiência

Kairo Dourado Barbosa, Iuri Goulart Baseia, Bruno Tomio Goto, Rhudson Henrique Santos Ferreira da Cruz

1-17