Vol. 19 Núm. 40 (2024): edição 40

Com a nova edição volume 19, nº 40, a RBPG presta uma singela homenagem ao povo gaúcho com a tragédia que se abateu no Rio Grande do Sul, em maio de 2024, por meio da capa com a foto da Universidade Federal de Pelotas, representando todo o Estado. Ano que a RBPG completa 20 anos de história e a CAPES 73 anos de criação. Pensada e consolidada como um importante instrumento para a disseminação do conhecimento científico nacional no âmbito da pós-graduação, a RBPG vem, desde 2004, sendo uma referência no debate das políticas públicas do setor, por meio da divulgação de artigos científicos, documentos oficiais e relatos de experiência inovadoras. Uma publicação que é o franco reflexo da evolução pela qual passou a ciência no Brasil nestes últimos 20 anos, cuja história pode ser contada pelas edições da RBPG, um importante espaço de debate alinhado à construção, expansão e consolidação da pós-graduação nacional.

DOI: https://doi.org/10.21713/rbpg.v19i40

Publicado: 2024-10-31

LA FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES DE EDUCACIÓN FÍSICA EN LA PERSPECTIVA INCLUSIVA EN BRASIL Y PORTUGAL

Daniela Lima Bonfat, Ingrid Rosa Carvalho, Rayanne Rodrigues de Freitas, João Filipe da Silva Figueira Martins, José Francisco Chicon, Maria das Graças Carvalho Silva de Sá

1-35

Variáveis para planejamento de repositórios de objetos de aprendizagem na área da saúde:

uma revisão integrativa

Elisete Sales de Souza, Carolina Sturm Trindade, Cleidilene Ramos de Magalhães, Helena Terezinha Hubert Silva

1-25

Assistência estudantil na Pós-Graduação:

uma política de permanência urgente

Luzia Ligianne de Oliveira, Edineiwes Lima da Rocha, Napiê Galvê Araújo Silva

1-21

Traços do Programa Ciência é Dez (C10) como política pública a partir da produção documental da CAPES

Simone Guimarães Guerra Gama, Félix Alexandre Antunes Soares, Marcello Ferreira, Olavo Leopoldino da Silva Filho

1-38

Análise da produção técnico-científica dos bolsistas de produtividade CNPQ em Educação Física no quadriênio 2017-2020

Guilherme Moreira Caetano Pinto, Miguel Archanjo de Freitas Júnior, Giovani Marino Favero, Bruno Pedroso

1-32

IMPACTOS PSICOSOCIALES DEL DOCTORADO SOBRE LA CARRERA

ANÁLISIS DESDE LAS NARRATIVAS DE DOCTORES EN PSICOLOGÍA

Fabrício Aparecido Bueno, Marcelo Afonso Ribeiro, Ana Maria Jacó-Vilela, Sérgio Dias Cirino

1-34

Produção científica dos egressos do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde, Ambiente e Trabalho da UFBA, titulados no período de 2009 a 2019

Sheila Mendes Argôlo Magno, Denise Nunes Viola , Verônica Maria Cadena Lima, Leonam Vicente Moura de Araújo , Flávia Goreth da Silva Almeida, Kionna Oliveira Bernardes Santos , Albanita Gomes da Costa de Ceballos , Rita de Cássia Franco Rêgo

1-30

Experiência formativa e profissional dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará

Joao Agostinho Neto, Daiana de Jesus Moreira, Cardoza Santos, Eline Mara Tavares Macedo, Silvia Maria Negreiros Bomfim Silva, Lina Alejandra Nieto Manzano, José Osivan Mendonça Júnior, Maria do Socorro Souza

1-25

DOCTORES EN EDUCACIÓN EN CIENCIAS (UFRGS, UFSM e FURG): PERFIL, INSERCIÓN PROFESIONAL E IMPACTO DE LA PANDEMIA (COVID-19)

perfil, inserção profissional e impacto da pandemia de Covid-19

Ediane Maria Gheno, Maria Paz Hidalgo, Jessié Martins Gutierres, Jocássio Batista Soares, Regina Maria Vieira da Costa Guaragna, Cláudia Rodrigues Borba Borini, Diogo Onofre Souza

1-37