Vol. 19 No. 40 (2024): edição 40

Com a nova edição volume 19, nº 40, a RBPG presta uma singela homenagem ao povo gaúcho com a tragédia que se abateu no Rio Grande do Sul, em maio de 2024, por meio da capa com a foto da Universidade Federal de Pelotas, representando todo o Estado. Ano que a RBPG completa 20 anos de história e a CAPES 73 anos de criação. Pensada e consolidada como um importante instrumento para a disseminação do conhecimento científico nacional no âmbito da pós-graduação, a RBPG vem, desde 2004, sendo uma referência no debate das políticas públicas do setor, por meio da divulgação de artigos científicos, documentos oficiais e relatos de experiência inovadoras. Uma publicação que é o franco reflexo da evolução pela qual passou a ciência no Brasil nestes últimos 20 anos, cuja história pode ser contada pelas edições da RBPG, um importante espaço de debate alinhado à construção, expansão e consolidação da pós-graduação nacional.

DOI: https://doi.org/10.21713/rbpg.v19i40

Published: 2024-10-31

THE POSITIVE IMPACT OF DOCTORAL SCHOLARSHIPS ON PRODUCTION AND SCIENTIFIC CAREER

Tatiana Rodrigues Dutra, Marcio Flávio Dutra Moraes, Angela Terezinha de Souza Wyse

1-22

INTIAL TEACHER EDUCATION OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS IN THE INCLUSIVE PERSPECTIVE IN BRAZIL AND PORTUGAL

Daniela Lima Bonfat, Ingrid Rosa Carvalho, Rayanne Rodrigues de Freitas, João Filipe da Silva Figueira Martins, José Francisco Chicon, Maria das Graças Carvalho Silva de Sá

1-35

Variáveis para planejamento de repositórios de objetos de aprendizagem na área da saúde:

uma revisão integrativa

Elisete Sales de Souza, Carolina Sturm Trindade, Cleidilene Ramos de Magalhães, Helena Terezinha Hubert Silva

1-25

Mestrado profissional em Ensino na Saúde:

análise da atuação profissional do egresso

Alessandra Vitorino Naghettini, Ida Helena Carvalho Francescantonio Menezes, Simone Rodrigues da Silva Lima

1-21

Mapeamento das capacidades de pesquisa sobre a Mata Atlântica no Brasil:

estudo bibliométrico e cientométrico

PhD Alejandro Caballero Rivero, PhD Juliana Lazzarotto Freitas, PhD Raimundo Nonato Macedo dos Santos, PhD Fábio Mascarenhas e Silva

1-33

Assistência estudantil na Pós-Graduação:

uma política de permanência urgente

Luzia Ligianne de Oliveira, Edineiwes Lima da Rocha, Napiê Galvê Araújo Silva

1-21

Saúde da população LGBT:

o que tem pesquisado a enfermagem brasileira na pós-graduação stricto sensu?

Ana Karoline de Almeida Lima, Roana Bárbara De Almeida Gouveia, João Cruz Neto, Jameson Moreira Belém, Natália Rodrigues Vieira, Beatriz de Castro Magalhães, Grayce Alencar Albuquerque

1-27

Planejamento de uma atividade de ensino e aprendizagem na perspectiva da teoria da objetivação

Delmir da Costa Felipe, Gilson da Rocha Santos, Jaqueline Santos Vargas Plaça, Shirley Takeco Gobara

1-24

Traços do Programa Ciência é Dez (C10) como política pública a partir da produção documental da CAPES

Simone Guimarães Guerra Gama, Félix Alexandre Antunes Soares, Marcello Ferreira, Olavo Leopoldino da Silva Filho

1-38

Análise da produção técnico-científica dos bolsistas de produtividade CNPQ em Educação Física no quadriênio 2017-2020

Guilherme Moreira Caetano Pinto, Miguel Archanjo de Freitas Júnior, Giovani Marino Favero, Bruno Pedroso

1-32

PSYCHOSOCIAL IMPACTS OF THE DOCTORATE ON CAREERS

AN ANALYSIS BASED ON THE NARRATIVES OF DOCTORAL PSYCHOLOGISTS

Fabrício Aparecido Bueno, Marcelo Afonso Ribeiro, Ana Maria Jacó-Vilela, Sérgio Dias Cirino

1-34

THE PRODUCTIONS OF REAMEC ALUMNI

CONTRIBUTIONS TO THE RESEARCH LINE OF MATHEMATICS TEACHER TRAINING

Reullyanne Freitas de Aguiar, Raimundo Luna Neres, Francisco Alexandre de Lima Sales

1-18

Produção científica dos egressos do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde, Ambiente e Trabalho da UFBA, titulados no período de 2009 a 2019

Sheila Mendes Argôlo Magno, Denise Nunes Viola , Verônica Maria Cadena Lima, Leonam Vicente Moura de Araújo , Flávia Goreth da Silva Almeida, Kionna Oliveira Bernardes Santos , Albanita Gomes da Costa de Ceballos , Rita de Cássia Franco Rêgo

1-30

COPING STRATEGIES USED BY POSTGRADUATE STUDENTS IN THE FACE OF ACADEMIC STRESS: INTEGRATIVE REVIEW

revisão integrativa

Lucas Carvalho Santana, Marli Aparecida Reis Coimbra, Lenniara Pereira Mendes Santana Santana, Juliana Gonçalves Silva de Mattos, Lúcia Aparecida Ferreira Ferreira

1-12

Produção científica de pesquisadores da área de Educação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Árlen Almeida Duarte de Sousa, Ana Monique Gomes Brito, Hellen Queren Nogueira Alves Dias, Maristela Silva Rodrigues, Stéfany Allaide Fasolak Alves, João Victor de Jesus Vicente, Hercílio Martelli Júnio

1-14

WOMEN IN STRICTO SENSU GRADUATE PROGRAMS IN BRAZIL

A DECOLONIAL PROCESS OF KNOWLEDGE

Jackeline Maciel de Azevedo, Hanna Karoliny Feitosa Barbosa, Marcia Guena

1-26

UNIVERSITY AS A COMMODITY

WHEN THE MARKET COLONIZES HIGHER EDUCATION

Marcio Giusti Trevisol, Altair Fávero, Daniê Regina Mikolaiczik

1-22

Experiência formativa e profissional dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará

Joao Agostinho Neto, Daiana de Jesus Moreira, Cardoza Santos, Eline Mara Tavares Macedo, Silvia Maria Negreiros Bomfim Silva, Lina Alejandra Nieto Manzano, José Osivan Mendonça Júnior, Maria do Socorro Souza

1-25

DOCTORS IN SCIENCE EDUCATION (UFRGS, UFSM e FURG): PROFILE, PROFESSIONAL INSERTION AND IMPACT OF THE PANDEMIC (COVID-19)

perfil, inserção profissional e impacto da pandemia de Covid-19

Ediane Maria Gheno, Maria Paz Hidalgo, Jessié Martins Gutierres, Jocássio Batista Soares, Regina Maria Vieira da Costa Guaragna, Cláudia Rodrigues Borba Borini, Diogo Onofre Souza

1-37